Estorno, cancelamento e reembolso de bilhetes

A maior parte das dúvidas dos viajantes, tanto novatos quanto os já mais experientes, se refere a como cancelar uma compra de bilhete aéreo.
No intuito de facilitar e dirimir muitas destas dúvidas, publicamos em um formato simples e suscinto as regras de estorno, cancelamento e reembolso atuais das principais companhias aéreas do Brasil. Mesmo sendo um texto bem atual, não podemos garantir que todos os casos sejam cobertos por estas regras, portanto, se você ou sua empresa, adquiriu bilhete(s) aéreo(s) através da Oritur Gestão de Viagens com qualquer empresa aérea seja nacional ou internacional, não tenha receio de entrar em contato conosco para solicitar maiores informações. Teremos o maior prazer em atendê-lo.
Tam
Compras efetuadas com cartões de crédito a solicitação de estorno deve ser feita até às 23:59 horas do mesmo dia da aquisição do bilhete, findado este prazo o procedimento é solicitar reembolso, que está sujeito a multas e penalidades impostas pela regra tarifária.
Prazo para reembolso de 30 a 90 dias contatos a partir da data de solicitação de cancelamento.
Gol
É possível estornar as compras efetuadas nos cartões de crédito até às 23:59 horas do mesmo dia da efetuação da compra, exceto nos cartões Amex e Hipercard, nestes cartões pode ser feita a solicitação de estorno, mas, em decorrência de falhas na comunicação da Cia. com a operadora de cartão pode não ser processado o estorno.
Ultrapassado o prazo das 24 horas do mesmo dia da aquisição, a reserva pode ser cancelada, o bilhete não, se solicitado cancelamento gera reembolso e este está sujeito a multas e penalidades impostas na regra tarifária do bilhete adquirido, se assim a regra o permitir, bilhetes promocionais não são reembolsáveis salvo se o voo for cancelado por qualquer motivo de força maior por parte da Cia. aérea e o passageiro não aceitar explicitamente a alternativa oferecida pela Cia. aérea.
O prazo para reembolso é de 30 a 90 dias, contatos a partir de sua solicitação e será efetuado diretamente na forma de pagamento utilizado na compra.
Azul
É possível estornar compras efetuadas com cartão de crédito até às 17:00 horas do mesmo dia da efetuação da compra. Fora deste horário pode ser solicitado o cancelamento no mesmo dia, mas, o processo será de reembolso, sujeito a multas e penalidades impostas pela regra tarifária do bilhete adquirido.
Ultrapassado o prazo das 24:00 horas da data de aquisição, é possível solicitar o cancelamento, mas, este é processado como reembolso sujeito a multas e penalidades impostas pela regra tarifária do bilhete adquirido se a regra do bilhete permitir. Bilhetes adquiridos nas classes UU, V, W e Z não são reembolsáveis.
O prazo para reembolso é de 30 a 90 dias, contatos a partir de sua solicitação e será efetuado diretamente na forma de pagamento utilizado na compra.
Avianca
Para solicitar estorno de compra este deve ser feito até às 23:59 horas do mesmo dia da efetuação da compra, após este horário a qualquer tempo no prazo de 7 dias corridos a contados a partir da hora de aquisição do bilhete é possível solicitar cancelamento, para tanto deve solicitar o cancelamento da reserva e solicitar reembolso que possivelmente será integral, porém será processado nos prazos de reembolso, findado este período a solicitação de cancelamento é processada como um reembolso normal sujeito a multas e penalidades impostas pela regra tarifária do bilhete adquirido, com prazo de 30 a 90 dias a contar da data de solicitação de cancelamento.
Observações gerais:
- Todo e qualquer bilhete utilizado, mesmo que parcialmente, não pode ser estornada a compra.
- Reembolsos parciais deve se observar a regra tarifária do trecho não utilizado.
- Qualquer aquisição de bilhete, o cliente deve observar se a tarifa é reembolsável.
- As empresas aéreas possuem regras diferentes umas das outras, portanto, o que vale para uma Cia. aérea não vale para outra.
- Se o passageiro foi reacomodado em outra empresa aérea ou mesmo se utilizado outro meio de transporte ofertado pela emrpesa que não o transporte aéreo, o bilhete não está sujeito a solicitar reembolso.
- Qualquer registro de queixa deve ser registrado na ANAC de preferência diretamente nos aeroportos ou por meios eletrônicos de contato da ANAC.
- Se o bilhete foi adquirido com outra agência de viagens solicite auxílio para a agência que adquiriu.

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